Conheça mais sobre a ACIAM

História

A ACIAM (Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios de Manhuaçu) foi fundada em 22 de abril de 1928, pelo advogado Alcino de Paula Salazar (1899-2000), ex-prefeito e ex-presidente da Câmara de Manhuaçu e ex-secretário de Justiça do estado da Guanabara (hoje Rio de Janeiro). Os motivos que levaram à organização foram o crescimento do número de lojas e a necessidade de uma entidade de representação da classe.

Os anos de 1910 a 1940 foram marcados pelo crescimento do setor econômico, notadamente o cafeeiro, e o desenvolvimento de diversos segmentos da economia e da cultura de Manhuaçu.

Nesse período, foram abertos os grupos escolares, implantadas novas empresas, criadas a companhia de energia, a estrada de ferro, a construção do hospital e a organização de entidades importantes.

Apesar de estar quase comemorando 100 anos, a ACIAM teve períodos de pouca atividade. Foi somente a partir dos anos 80 que a entidade se reorganizou e participou mais ativamente das ações locais.

Desde então, a entidade conseguiu alcançar reconhecimento da comunidade e governo e ganhou força para representar a classe empresarial do município.

Nesse período, a Aciam buscou ampliar seu quadro de associados e, à medida que foi crescendo, foi criando novos serviços. O trabalho não se restringiu a investir o dinheiro da mensalidade paga por cada um, mas em buscar soluções alternativas e promover eventos que gerassem renda para a entidade. Em nenhum momento, a associação onerou seus filiados ou exigiu qualquer taxa extra para sua manutenção ou algo semelhante.

A instituição está localizada na Praça Cinco de Novembro, Edifício Veneza, Centro – Manhuaçu, em sede própria. Além disso, administrou o Clube Sesi na cidade durante 25 anos.

Realizadora de grandes eventos, como o Simpósio de Cafeicultura, o Salão de Negócios e Fórum Políticos e Econômicos, Olimpíada do Trabalhador, a ACIAM é a grande propulsora do desenvolvimento regional.

A entidade também promove campanhas de incentivo ao comércio e promoções com a possibilidade de participação dos associados, fomentando a economia local e atraindo consumidores de toda a região.

A qualidade dos eventos e campanhas da Aciam, conquistada com o sucesso e organização, é verificada nas pesquisas realizadas com o público e expositores. Eles trazem novos produtos e incentivam o consumo na cidade, especialmente com o grande número de pessoas de outras cidades que utilizam os serviços de nossas empresas, hotéis, bares, postos e restaurantes.

Empresários, novos empreendedores e profissionais liberais encontram informações sobre negócios, oportunidades e capacitação. A ACIAM também disponibiliza serviços para acesso a linhas de crédito e financiamentos.

Galeria dos Presidentes

• Alcino de Paula Salazar – Fundador – 1928