Programa Diversificar: novas oportunidades para a agricultura familiar

Na sexta-feira (23/09) a Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Comércio, Indústria e Meio Ambiente fez o lançamento do “Programa Diversificar”, no salão de eventos do Sicoob Credilivre. O programa, que vai distribuir mudas frutíferas para a diversificação da produção agrícola no município, conta com a parceria da Emater e o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Manhuaçu, Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu e CMDRS – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

O Diversificar é direcionado para agricultores de Manhuaçu e será executado em duas etapas, além da distribuição de mudas de árvores frutíferas, trará capacitação para os produtores rurais que participarem do programa. “Neste primeiro momento nós pretendemos distribuir 6 mil mudas de abacate para os produtores que já se inscreveram, sendo uma parte agora em 2022 e outra em 2023. Nós já tivemos uma palestra para os produtores sobre o abacate, por isso a prioridade para a fruta neste momento. Na segunda etapa nós iremos distribuir mudas de outras árvores frutíferas, como laranja, acerola, manga, limão, goiaba e pupunha”, explica o secretário da pasta Sandro Tavares.

Dentro do programa existem as obrigações do município e do beneficiário. “O município entra com a distribuição dos kits para plantio, prestar assistência técnica e oferecer opções de comercialização. Já por parte do beneficiário, ele deverá dar acesso a área de plantio,  dar corretamente o destino ao kit recebido, seguir as orientações técnicas, fornecer ao banco de alimentos parte de sua colheita e zelar pelo plantio realizado”, detalha Sandro.

Os agricultores interessados em participar do programa podem procurar a Secretaria de Agricultura, Comércio, Indústria e Meio Ambiente, que fica na rua Amaral Franco, nº 261, Centro, em cima do Cartório Eleitoral, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas. Também podem ir no Escritório Regional da Emater, na rua Lafaiete Vasconcelos Sabido, nº 31, Centro.

Os documentos necessários são:

• Certidão negativa da propriedade;
  • Certidão negativa do município;
  • Contrato de arrendamento/parceria;
  • Cópia da escritura;
  • Cópia da identidade;
  • Cópia de comprovante de residência;
  • Cópia do CPF;
  • Cópia do título eleitoral.

SECOM Prefeitura de Manhuaçu