Manhuaçu sedia workshop de valorização do café das Matas de Minas

O Conselho da Região das Matas de Minas e o Sebrae Minas promoveram o workshop Valorização do café das Matas de Minas, no auditório do Sicoob Credilivre, no centro de Manhuaçu, na segunda-feira, 06/02.

O encontro reuniu produtores e empreendedores do setor buscando ampliar o relacionamento e fomentar a cafeicultura regional. Durante dois momentos, o consultor do Sebrae Rogério Ern conduziu as discussões sobre a estrutura da indicação geográfica das Matas de Minas e ampliação do envolvimento e pertencimento da cadeia produtiva dos 64 municípios envolvidos.

Perspectivas

A Região das Matas de Minas conquistou um importante reconhecimento com a Indicação Geográfica (IG). Durante o workshop, Rogério Ern ressaltou a importância dos cafés especiais, nas certificações e no reconhecimento no mercado dos cafés com IG.

Após as apresentações sobre a formatação do conselho, atribuições e atividades, os participantes foram chamados a discutir as perspectivas futuras sobre o status atual da Indicação Geográfica Matas de Minas e ações importantes de fortalecimento da marca.

Uma das deliberações é o fortalecimento dos comitês integrantes do conselho, como a parte de degustação e classificação, o lado técnico e científico e o grupo tático.

Os participantes integraram grupos de trabalho para definir ações e estratégias que permitam gerar visibilidade, melhorar a comunicação interna e externa e maior engajamento e pertencimento dos produtores à região das Matas de Minas; estratégias de conexão e aproximação com segmentos importantes para a cadeia produtiva e ações de marketing e incentivo.

As cidades que formam a Região das Matas de Minas totalizam uma população de 1 milhão de habitantes. Atualmente, os cafeicultores arrecadam cerca de R$ 8 bilhões por ano, seja pela comercialização nos próprios municípios ou com a exportação. Do total de propriedades, 80% são de pequenos agricultores, que plantam até 20 hectares de terra.

Carlos Henrique Cruz – carlos@portalcaparao.com.br