23º Simpósio de Cafeicultura é confirmado para 06 e 07 de abril

Após dois anos, a cidade de Manhuaçu retomará a realização do 23º Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas com programação de palestras, exposições, cursos e debates. O evento, coordenado pela Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios de Manhuaçu (Aciam), será realizado entre os dias 06 e 07 de abril, no Complexo Esportivo Boston City (antigo Parque de Exposições da Ponte da Aldeia).

“Os produtores das Matas de Minas, há um bom tempo, estão fazendo um trabalho de investir em qualidade. Nossa região, no passado, chegou a ser conhecida pela baixa qualidade dos cafés e, a partir de um trabalho intenso, ela começou a se destacar. É uma região montanhosa, com diferentes altitudes, que produz nuances de sabores muito apreciados. Hoje podemos afirmar que temos cafés de qualidade, reconhecidos pelo sabor e aroma especiais e o Simpósio, nesses 25 anos, foi o grande impulsionador dessa mudança”, explica o presidente da Associação Comercial, Maurélio Carlos Júnior.

Segundo o dirigente, o Simpósio de Cafeicultura serviu para aproximar os cafeicultores dos novos conhecimentos. A região não tinha acesso a esse tipo de conteúdo que agora está tão disponível via internet. “No início eram palestras mais genéricas ou com a experiência de outras regiões produtoras. O evento foi crescendo e começamos a ter atividades que mostraram como produzir café aqui com qualidade e com os diferenciais únicos que hoje formam a nossa identidade, de uma cafeicultura familiar e artesanal”, argumenta.

Para Maurélio Carlos, a ACIAM precisa do apoio de todos os segmentos para retomada do evento. “O simpósio é o maior palco da cafeicultura na região, aguardado com expectativa por produtores, técnicos, lideranças regionais, empresas e o setor acadêmico por representar uma grande oportunidade de intercâmbio técnico, realização de negócios e contatos com o mundo do café. Com certeza, com todos os cuidados previstos por conta da pandemia do novo coronavírus, teremos uma retomada segura e proveitosa”, comenta o dirigente da associação comercial. 

O presidente e sua diretoria reuniram-se na ACIAM para discutir a retomada do evento. Outros encontros estão sendo realizados com parceiros estratégicos da cadeia produtiva do café em Manhuaçu e cidades vizinhas.

Programação

Nesta edição haverá palestra sobre novas tecnologias a serviço da gestão de propriedades; perspectivas do mercado de café e o cenário regional; custos de produção e insumos; e novas oportunidades para agregar valor ao café, como plantio consorciado com outras culturas, turismo rural, cafeterias, cafés especiais torrados e moídos, certificação e origem.

Também haverá o Encontro de Mulheres Cafeicultoras e minicursos e a área de exposição de máquinas, implementos e serviços para a cadeia produtiva do agronegócio café.

O evento será com entrada franca para cafeicultores e seus familiares.

Serviço

23º Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas

06/04 (quarta) e 07/04 (quinta)

Local: Complexo Esportivo Boston City (antigo) Parque de Exposições da Ponte da Aldeia – km 38 – BR-262 – Manhuaçu (MG)