Governador inaugura SAMU Regional durante evento em Manhuaçu

O novo serviço entra em operação nos próximos dias. 23 unidades de resgate também foram entregues na cerimônia realizada em frente à sede do Corpo de Bombeiros, onde também funciona a Base do SAMU.
Maurelio (pres.Aciam), Daniel, Zema (gov de MG), Sheila (pres.Aciam Mulher), Giovanni (pres.CDL)

O governador Romeu Zema inaugurou nesta quinta-feira, 30/06, em Manhuaçu, o SAMU Regional para atendimento a 53 municípios da macrorregião Leste do Sul. O novo serviço entra em operação nos próximos dias. 23 unidades de resgate também foram entregues na cerimônia realizada em frente à sede do Corpo de Bombeiros, onde também funciona a Base do SAMU.

Em seu discurso, o governador Romeu Zema destacou a conquista do SAMU para a região. “O SAMU vai representar um atendimento médico mais ágil, que muitas vezes significa salvar vidas. É preciso chamar atenção que este é um trabalho conjunto. Uma das características da nossa gestão é somar forças com os municípios. Isso está acontecendo em todas as áreas do Governo de Minas, não só na Saúde”, afirmou Romeu Zema.

Com o SAMU, a população de Manhuaçu e dos outros 52 municípios integrantes da macrorregião terá ganhos significativos em atendimento em saúde. O serviço dispõe de regulação médica especializada e atendimento qualificado, conexão direta com hospitais para encaminhamento de pacientes, além de interface com o Corpo de Bombeiros Militar.

Durante a solenidade, o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, falou da importância do transporte pré-hospitalar no atendimento de uma emergência. “O paciente chega mais rápido no local certo. Isso muda completamente o desfecho, porque o paciente tem mais chance de sobrevivência e de ficar bem”, afirmou. 

O deputado estadual João Magalhães ressaltou os investimentos do governo de Minas Gerais com a chegada do SAMU e outras conquistas na área de educação e infraestrutura, como a recuperação asfáltica de rodovias da região.

Já a deputada Celise Laviola pontuou a parceria do Governador Romeu Zema com os municípios e saudou os parlamentares presentes, como os deputados estaduais Gustavo Santana e Bernardo Mucida.

O deputado federal Hercílio Coelho Diniz também discursou sobre os investimentos do Governo de Minas e ressaltou a gestão eficiente que permitiu a chegada de importantes conquistas, como o SAMU na macrorregião Leste do Sul.

A Prefeita de Manhuaçu, Maria Imaculada, agradeceu a atenção do governo estadual com as demandas do município, a parceria para o desenvolvimento de projetos e comemorou a chegada do SAMU para salvar vidas.

Funcionamento

O SAMU tem uma Central de Regulação de Urgência Única coordenada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste). Somam-se a isso a aquisição de 23 ambulâncias distribuídas estrategicamente nas cidades da região para atendimento rápido nos casos de urgência e emergência.

A macrorregião contará com quatro Unidades de Suporte Avançado (USAs), distribuídas nos polos das microrregiões, sendo duas em Manhuaçu, uma em Ponte Nova e uma em Viçosa, além de 19 Unidades de Suporte Básico (USBs) nos seguintes municípios: Abre Campo, Ipanema, Lajinha, Manhuaçu (2), Manhumirim, Matipó, Mutum, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu, Alvinópolis, Jequeri, Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, São José do Goiabal, Araponga, Teixeiras e Viçosa.

Carlos Henrique Cruz – carlos@portalcaparao.com.br